Está na hora de comprar imóvel! Uma boa notícia em meio à retomada dos empregos no Brasil, e que promete mexer como o setor imobiliário do País.
De acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o setor da construção civil quer gerar um milhão de empregos, em 2019 (leia mais abaixo sobre o assunto).
E este é um bom motivo para que se invista em imóveis, já que o setor ficará aquecido.
As taxas de juros elevadas do mercado imobiliário chegaram a desestimular o investimento no setor.
Agora, em um período econômico de recuperação, os preços dos imóveis se mostram mais competitivos e bastante atrativos.
A queda nos juros mostra que investir no setor é um negócio seguro e vantajoso para o comprador.
Outro fator que ajuda aquecer o setor é o interesse e a confiança dos consumidores em adquirir a casa própria.
Além disso, o programa Minha Casa Minha Vida ampliou o seu público-alvo, gerando ainda mais otimismo ao consumidor e prevendo um aumento da demanda por imóveis em 2019.
Índice
Investir na compra de imóveis
Para quem ainda não sabe, o mercado imobiliário possui um ciclo composto por quatro fases:
- expansão
- excesso
- recessão
- recuperação.
Após a crise que atingiu o mercado imobiliário no começo da década, o setor entrou na fase da recuperação, no segundo semestre de 2017.
Desde então passou a demonstrar melhoras gradativas, principalmente nas vendas, que cresceram cerca de 10%, em 2018.
O melhor exemplo para se ilustrar esse cenário está na cidade de São Paulo. A capital paulista registrou aumento de 52% no número de imóveis vendidos, de janeiro a junho de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017.
Este foi o melhor resultado desde o início da crise, em 2013.
Outro exemplo que demonstra a reação do mercado imobiliário é que o lançamento de novos projetos cresceu 30% no último trimestre de 2018. De acordo com corretores e investidores, a movimentação cresceu ainda mais depois das eleições.
Já para especialistas, 2019 será um bom ano para quem deseja vender ou comprar um imóvel.
Para investir no setor residencial, a tendência são imóveis compactos, com infraestrutura de lazer.
Setor imobiliário com previsão de crescimento
O setor da construção civil possui uma estimativa de que seu Produto Interno Bruto (PIB) suba 1,3%, em 2019. Este resultado, porém, dependerá do crescimento de 2,5% do PIB nacional no próximo ano.
Os dados são do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo (Sinduscon-SP) e da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Essa estimativa levou em consideração um início de retomada no final de 2018 e a expectativa de uma política econômica de reequilíbrio das contas públicas, reforma da Previdência e desburocratização para empreender.
Apesar do cenário negativo do ano passado, 2019 indica uma leve melhora, com aumento nos lançamentos e vendas, redução de distratos, crescimento do crédito imobiliário e redução no número de demissões.
Projeto 1 milhão de Empregos Já
O projeto da CBIC foi apresentado em Brasília, para deputados e senadores. Além deste tema, também foram abordados: reforma da Previdência, reforma tributária, segurança jurídica, FGTS, Lei de Licitações e Contratos, licenciamento ambiental, áreas contaminadas, critérios para a paralisação de obras, Lei Geral das Empresas de Pequeno Porte, saneamento básico, lei de desapropriações, securitização de ativos, garantia da obra pelo construtor (solidez e segurança das edificações), alienação fiduciária, prorrogação do Regime Especial Tributário (RET) para obras do Programa Minha Casa Minha Vida, redução da burocracia e dos custos cartoriais, e critérios ambientais e de sustentabilidade nas edificações.
Setor regional também aquecido
A região de São Carlos também está com o setor imobiliário aquecido.
Vários lançamentos de empreendimentos estão previstos para este semestre, para atender toda esta demanda.
O proprietário da Imobiliária Cardinali, Italinho Cardinali, concedeu entrevista à Record News para falar sobre este assunto.
Você pode conferir a entrevista, na íntegra, no vídeo abaixo.
Se você deseja investir no mercado imobiliário é necessário o acompanhamento de um profissional da área, para ter a certeza que está fazendo um bom negócio.
A Cardinali possui corretores capacitados para responder às suas dúvidas. Basta clicar aqui para entrar em contato.
533 total views, 3 views today