O imóvel é considerado um bem de valor inestimável. Apesar de todas as mudanças no mundo moderno, ainda é um dos investimentos mais sólidos e confiáveis. Não é de se estranhar que muitos se questionem qual é o melhor cenário: alugar ou comprar imóvel?
Se você se encontra nessa encruzilhada, continue lendo que vamos apontar alguns pontos cruciais que é preciso se ter em mente, tanto no aluguel, quanto no investimento do imóvel próprio. Vamos conferir?
Índice
Alugar ou comprar imóvel? Eis a questão.
O século dos milleniuns (ou geração X), trouxe muitas mudanças no consumo e percepção de vida. Na geração anterior, não se falava em futuro, sem colocar no planejamento a compra do imóvel próprio.
Porém, essa realidade foi se transformando e muitas pessoas não possuem esse objetivo como prioridade, ou necessidade.
Logo, viver de aluguel não é mais sinônimo de negatividade ou até mesmo fracasso. Pelo contrário, traz diversos benefícios.
Entretanto, a compra do seu lar ainda é uma questão que permeia o pensamento de boa parte das pessoas e levanta questionamentos sobre sua viabilidade.
Entre alugar ou comprar imóvel, entenda os pontos positivos e negativos de cada um:
#1 Morar de aluguel:
Vantagens:
- Liberdade para escolher onde quer morar. Quando se loca um imóvel, você tem total escolha de onde quer morar e quanto tempo vai morar naquele local. Logo, se preferir ou precisar mudar de local – caso tenha mudado de trabalho, por exemplo – é possível se deslocar sem grandes preocupações ou obrigações.
- Custo significativamente menor a curto prazo. O custo para se alugar é bem menor, em um curto período, do que o investimento na compra do imóvel. Se colocar na ponta do lápis o desembolso com a entrada, parcelas, juros e impostos, o valor realmente é muito exorbitante.
- Pode dividir o valor do aluguel. Entre alugar e comprar imóvel, essa também é uma das grandes vantagens. É possível juntar a renda com algum amigo e separar um dinheiro para investir e etc.
Desvantagens:
- Investimento sem retorno: É a clássica desvantagem. Querendo ou não, o dinheiro do aluguel vai para algo que não é seu e não te traz nenhuma vantagem.
- Instabilidades com o proprietário: O senhorio pode pedir o imóvel de volta, você pode ter problemas com o locatário e vários outras situações podem ocorrer.
#2 Comprar o imóvel
Vantagens:
- O imóvel é o melhor investimento: Independente das mudanças de pensamento e mercado, o imóvel é um dos poucos bens que possui um investimento sólido. Por mais que seja um passivo, você pode torná-lo um ativo facilmente, alugando-o, por exemplo.
- É um valor que retorna. Ao contrário do aluguel, o dinheiro gasto no imóvel retorna para você mesmo, pois, o investimento fica para a sua utilização.
- Segurança para a família. Se já está na fase de construir uma família e busca solidez, o imóvel próprio com toda certeza traz essa segurança e estabilidade para a constituição familiar.
Desvantagens
- Investimento inicial muito alto. Na hora de decidir entre alugar ou comprar imóvel, leve em consideração essa questão. Lembre, que além das parcelas do financiamento, você ainda precisa ter o valor de entrada (que pode chegar a 30% do total do imóvel).
- Maiores obrigações e preocupações. Quando o imóvel é seu, é preciso levar isso em consideração antes de toda escolha. Logo, não existe mais a liberdade e facilidade.
No final, escolha aquilo que mais faz sentido para sua realidade
Exemplificamos aqui algumas das vantagens e desvantagens entre se alugar ou comprar imóvel. Mas, é preciso que a sua escolha seja feita baseada no que melhor se encaixa nos seus objetivos e situação.
Porém, se o seu sonho é o imóvel próprio, confira as nossas dicas exclusivas para planejar a compra do seu primeiro imóvel assinando nossa newsletter!!
1,431 total views, 1 views today