Estavam curiosos para saber o tema do próximo mês? Outubro é mês das crianças e nada mais justo do que dedicar nossas dicas a elas e fazer um especial não é mesmo? Por isso, vamos falar sobre decoração de quarto de crianças!
Afinal, elas trazem alegria para a casa – e bagunça também, né?
Hoje, nosso assunto é decoração de quarto de criança! Há várias tendências, cores e ideias, mas vamos falar de uma que está super em alta: o quarto montessoriano! Já ouviram falar? Então, acompanhe a gente!
Aposto que essa imagem refrescou sua memória e você lembrou que já viu essa cama baixa por aí, não é? Bom, o método Montessoriano foi criado pela educadora Maria Montessori (daí o nome) no começo dos anos 90.
Ele consiste basicamente em pensar e fazer a decoração de quarto para os bebês e crianças e não para os adultos. Ou seja, criar um espaço com móveis e objetos na altura da criança para ajudá-la a desenvolver sua autonomia e segurança.
Assim a educação é pensada através dos sentidos e dos movimentos, estimulando a concentração e a percepção motora da criança e fazendo com que ela explore todo o espaço à sua volta.
É importante ter camas e prateleiras baixas, com brinquedos na altura correta para que a criança possa pegá-los sozinha, mas lógico, sem se esquecer da segurança!
Para isso, existem alguns detalhes de decoração de quarto:
- Evite móveis com quinas e pontas
- Esconda as tomadas
- Evite o uso de vidros (o acrílico é uma boa substituição)
- As prateleiras podem ser fixadas com fita dupla face em vez de pregos
- Usar grades nas portas para evitar que ela vá até outros ambientes.
Bom, agora que você já entendeu o que é, vamos dar umas dicas de como pensar esse espaço para seu baixinho aí!
Dicas para decoração de quarto de criança com método Montessoriano
Índice
1 – Cama montessoriana
Por ser a marca do quarto, é interessante começar por ela, principalmente porque alguns pais costumam estranhar a ausência do berço. A ideia de ter uma cama que fica perto do chão é dar à criança autonomia de subir e descer, sem precisar de ajuda.
2 – Parede para rabiscar
Desenhar é um grande estímulo para as crianças e a maioria adora!
Ter um espaço reservado para isso é mais seguro e assim ela não vai sair rabiscando qualquer parede ou qualquer sofá.
Há várias opções para criar esse cantinho, você pode soltar a imaginação!
3 – Cabanas
Crianças amam brincar de cabana e se esconder. Hoje é muito fácil encontrar esse item ou semelhantes no mercado e além de deixar o ambiente lindo, vai ser super útil para seu filho ter um cantinho só dele. Combine ela com os tons da sala e vai com tudo!
4 – Chão aconchegante
O local mais utilizado por eles vai ser o chão, não é? Então, abuse dele! Jogue um tapete bem macio, almofadas espalhadas pelo quarto e pufes. Se você tem medo da sujeira, aposte naqueles tapetes de EVA.
5 – Prateleiras e nichos baixos
A ideia é que a criança alcance os brinquedos e livros facilmente. Apostar em cestos para que a criança possa guardar os brinquedos é uma ótima opção e educativa.
6 – Barras de apoio com espelho
Elas servem para facilitar que a criança fique em pé e estimulam a se olhar.
Atenção: cuidado com os espelhos! Cole ele em uma placa de MDF e depois cole a placa da parede, assim, caso o espelho quebre, evita que não se estilhace na criança.
7 – Araras baixas
A autonomia também pode vir na escolha das roupas deles. Colocando uma arara mais baixa eles podem aprender a tomar decisões e até se divertir na hora de se vestir.
8 – Áreas de brincar separadas
Um dos requisitos deste método é separar a área de dormir da área de brincar, para que a criança possa entender qual é a hora certa de cada coisa. Uma forma é através do tapete, por exemplo.
9 – Selva montessoriana
Para aqueles papais que amam plantas, porque não colocá-las também no quartos dos pequenos? Elas trazem inúmeros benefícios além de deixar o espaço lindo. Aposto que seu filho vai adorar aprender desde cedo como cuidar delas.
10 – Paredes geométricas
Elas são queridinhas e estimulam a criatividade da criança. Pode aparecer na parede toda em um papel de parede ou pintura ou em elementos pontuais, como parte da decoração.
Decoração de quarto de criança é muito mais do que beleza
Lógico que nós estamos nos voltando mais para a questão estética, mas esse método vai muito além disso, alinhando também a questão educacional e do desenvolvimento da criança.
E aí, já conhecia o método Montessoriano e usa ou descobriu agora? O que acha de dar mais liberdade e autonomia para seu bebê? Conta pra gente o que você está achando de tudo isso e conte como foi sua experiência!
917 total views, 1 views today
Arqueliê
Fernanda Ferrari e Juliana Schiavone são as arquitetas à frente do ateliê de arquitetura e interiores, Arqueliê. Apaixonadas por projetar espaços exclusivos e harmoniosos, buscam constantemente novas tendências, tendo a natureza como grande fonte de inspiração. Cada projeto elaborado constitui uma sinergia entre a função do espaço e as aspirações do cliente, sendo assim, únicos!