A junção de cores e desenhos de móveis exclusivos, criados por Bruna Moraes e Rosane Bachmann no intuito de subdividir espaços integrados, trazem vida ao interior desta casa em São Carlos; um convite ao deleite do lar
*Este texto foi publicado originalmente na Revista LAR Design de julho de 2018. Você pode conferir a revista completa aqui.
por Weslle Montanher
Reconfortar. Esta foi a palavra que norteou todo o trabalho desenvolvido por Bruna Moraes e Rosane Bachmann, da Ofício Arquitetura e Design, nesta casa em São Carlos. Inspiradas no estilo de vida dos moradores e também repleta de ideias, as arquitetas abusaram das cores em paletas quentes e criaram alguns móveis exclusivos por mais elegância, sofisticação e claro, exploração sensorial em detalhes minuciosos, proporcionando momentos de deleite para uma família que preza por caseirices e o conforto de um lar.
A ideia de uma alquimia de sentidos foi feliz, criando em cada ambiente uma identidade particular, como se, embora integrados, fossem únicos, subdividindo suas funções e conceitos. — “A intenção foi fazer com que o projeto de interiores trouxesse vida à arquitetura que já existia na casa, proporcionando assim bem-estar e aconchego”, destaca Rosane.
Nada e nenhum centímetro do projeto arquitetônico foi reduzido, uma vez que a pauta do trabalho era soluções de layout e ergonomia interna. — “Seguimos à risca a arquitetura presente e só trouxemos elementos para incorporar ainda mais cada material e formas nela presentes. A única intervenção foi expandir o pergolado, criando dois novos ambientes. O espaço zen e o convívio externo, na área da piscina”.
Com a execução do cronograma de ideias, a família pôde celebrar e comemorar um novo momento da casa, sem desgastes de obras ou ambições. Mais alegre e vivaz, cada peça introduzida no projeto foi pensada milimetricamente para tornar o que já era agradável, ainda mais convidativo. — “Tudo foi desenhado e planejado justamente para este fim. Trazer para dentro da casa algo além do estético, mas alegre, amigável e que inspirasse muitas celebrações. Em síntese, um deleite do lar,” completa Bruna.
O primeiro passo para atingir este recomeço, afinal cada etapa de uma obra significa repensar o projeto em essência, foi desenvolver um móvel versátil, com faces iguais e descomplicado no intuito de ser composto como um divisor de ambientes, onde simultaneamente tivesse várias funções: cristaleira/bar/bistrô e aparador; um living para receber amigos e familiares. — “Este móvel divide o hall e a sala de jantar, daí a necessidade de ter frentes para os dois ambientes,” lembra Rosane. Para introduzir ainda mais elegância à mobília, uma escultura em serralheria embutida na marcenaria tornou-se o grande diferencial, pois além das funcionalidades, a peça passou a ser decorativa. As arquitetas contam que foram necessárias inúmeras reuniões internas do escritório para estudar a dinâmica da família e consequentemente atingir o objetivo principal do projeto completo: deixar os moradores felizes e confortáveis em todos os espaços, independente da rotina.
“Trouxemos novos elementos para incorporar ainda mais a arquitetura que já existia e assim criamos dois novos ambientes” Rosane Bachmann
“Tudo foi desenhado e pensado em trazer para dentro do projeto algo além do estético, mas alegre, confortável e que inspirasse momentos de caseirices” Bruna Moraes
Veja mais fotos deste projeto abaixo:
Siga a LAR Design no Instagram e no Facebook!
1,243 total views, 1 views today
One comment